Jack Russel Terrier
História
Os “terriers” compõem um grupo de cães de caça de pequeno a médio porte originários da Europa, especialmente da Inglaterra. Devido ao seu porte compacto e suas habilidades estratégicas, foram amplamente usados por famílias para diversas finalidades. Espertos e perspicazes, sempre buscavam soluções rápidas para qualquer desafio que surgisse.
A história do jack russell teve início por volta de 1880, no Sul da Inglaterra. Naquela época, um respeitável senhor conhecido como Reverendo John batizou a raça como “The Sporting Parson Russell“, sendo esse um dos nomes pelos quais também é reconhecido. Seu tutor nutria grande apreço pelos cães e os treinava para caçar raposas, dada a inteligência e perspicácia necessárias para tal atividade.
Quanto à sua linhagem, acredita-se que o jack russell terrier seja fruto do cruzamento entre o old english white terrier e o terrier preto e dourado. Enquanto o primeiro era mais atlético e de porte médio, o segundo era dócil e de tamanho reduzido. Essa combinação proporcionou à raça jack russell terrier as características de agilidade e doçura que conhecemos nos exemplares atuais.
Características da Raça
Cores e Pelagem Terrier
O pelo do Jack Russell Terrier pode ser liso, quebrado ou duro e de cor branca com manchas pretas, castanhas ou com as duas misturadas (bicolor).
A cor branca sempre será predominante em seu corpo. As cores preta e marrom estão presentes com intensidade na região dos olhos, orelhas e dorso. Geralmente, sua cauda é totalmente branca, podendo, por eventualidade, apresentar um degradê das cores citadas.
Características Físicas
O Jack Russel Terrier pode pesar entre 6 e 8 kg, podendo medir entre 25 e 35 cm, com uma expectativa de vida que pode chegar a 15 anos.
O cão é, em seu todo, mais comprido do que alto, isto é, retangular. A profundidade do corpo, da cernelha à ponta do esterno, deve ter o mesmo comprimento dos membros anteriores do cotovelo ao solo. O perímetro atrás dos cotovelos deve ser de cerca de 40 a 43 cm.
Temperamento e Comportamento
O temperamento do jack russell é, sem dúvida, um assunto à parte. Esse cão é cheio de energia, alegre e extremamente leal àqueles que ama. Porém, ele espera a mesma dedicação em troca! Além disso, ao se comunicar com ele, é importante ter clareza no que vai dizer e como irá se expressar. Essa raça é conhecida por sua teimosia e não aceita ser comandada por qualquer um.
Em diversas ocasiões, ele demonstrará sua inteligência — na verdade, sua autonomia. Dê a ele uma bolinha ou um brinquedo de pelúcia e observe! O jack russell ficará tão entretido que poderá passar horas correndo atrás de seu brinquedo. Ele é uma excelente companhia para quem tem criatividade para brincar e, claro, disposição para acompanhar suas aventuras.
Outra característica interessante do jack russell é sua capacidade de se adaptar a diferentes ambientes, seja em casa, apartamento ou até mesmo em uma fazenda. Desde que você reserve um espaço apropriado para ele, tudo estará em ordem! No entanto, um aviso importante: esse é um cão caçador. Isso significa que seu tutor precisará ajudá-lo a gastar toda essa energia — o ideal é fazer isso fora de casa. Ou você gostaria que seus móveis fossem alvo da “arte” desse pequeno furacão?
Dachshund ou Basset Teckel
História da Raça
A origem do dachshund remonta à Alemanha, com seus primeiros registros datando do século 15. Ilustrações dessa época retratam um cão de caça com corpo alongado, pernas curtas e orelhas semelhantes às dos hounds, que foram os primeiros cães de caça documentados. Essas imagens geralmente representam a caça ao texugo – e não é por acaso que ‘dachshund’ significa ‘cão texugo’ em alemão. Para essa tarefa, o cão precisava ter uma personalidade destemida: sua função era localizar a presa, persegui-la, removê-la de sua toca e abatê-la.
Inicialmente, eram reconhecidos dois tipos de dachshund: o de pelo liso e o de pelo longo. Em 1890, uma terceira variedade foi adicionada: o de pelo duro. O dachshund de pelo liso e curto é resultado da mistura entre as raças braque, pinscher e provavelmente basset hound francês. Já as outras variações têm grande probabilidade de terem surgido da combinação entre dachshund e spaniel (pelo duro) e dachshund e terrier (pelo longo). A partir dos anos 1800, a raça começou a ser criada como cão de companhia, conquistando a afeição da realeza europeia, incluindo a corte da rainha Vitória. Foi nesse período que surgiu a versão miniatura do dachshund.
Cores e Pelagem Teckel
A raça Dachshund pode ser encontrada com pelo curto, pelo longo e pelo duro. O Dachshund de pelo curto é o mais antigo, com pelagem brilhante e densa. O pelo duro também é denso e curtinho com subpelos. Os pelos longos são brilhantes, sedosos e um pouco ondulados. A pelagem pode ser unicolor, bicolor ou até mesmo todo manchadinho (o qual leva o nome de arlequim), mas a cor básica é sempre preto, vermelho, marrom ou cinza.
Características Físicas
São definidos pela circunferência do Tórax, pois a raça caça em toca, é a única raça no mundo que o tamanho não é definido pela altura
Kaninchen– até 32 cm de peito
Miniatura* – acima de 32 até 37cm de peito
Standard – acima de 37 até 45cm de peito
Os miniaturas também são chamados de anões, porém esta nomenclatura é errada e não é usada pelo resto do mundo. Para efeitos práticos miniatura = anão
Sobre o peso é preciso que se entenda que o padrão oficial não utiliza a pesagem para definir o tamanho, mas para efeitos práticos e seguindo a proporcionalidade :
Kaninchen: de 3 á 5kg
Miniatura: de 5 á 7kg
Standard: de 8 á 12kg
Temperamento e Comportamento
O dachshund é um cão destemido, autônomo e muito protetor. Essa raça é ideal para quem busca um companheiro e vive em ambientes menores. Além de serem extremamente amigáveis, eles assimilam rapidamente os hábitos de higiene que seus donos ensinam.
Muito afetuoso, esse cão se dá bem com crianças e adultos. No entanto, por ser bastante apegado aos seus humanos, ele pode demonstrar ciúmes em relação às pessoas que mais ama.
O comportamento desse cão pode variar conforme o tipo de pelagem. Os dachshunds de pelo liso tendem a ser mais sociáveis, enquanto os de pelo duro são mais enérgicos. Para eles, brincar de roubar um rolo de papel higiênico ou “sequestrar” e mastigar o sapato do dono é uma diversão garantida